Rugby

O Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico, originário da Inglaterra. Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, Warwick Shire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

No SPAC, o Rugby é o único esporte de alto rendimento existente e coleciona títulos nesta categoria. O futebolista Charles Miller foi um ‘cricketer’ famoso, consagrado tenista e temível Rugby Player. Em 1894 organizara o primeiro time de Rugby no SPAC. Desde a fundação, o SPAC realizava os jogos coletivos (Rugby, Futebol e Cricket) de seus times no campo de Pirituba, conhecido como campo dos ingleses de propriedade da São Paulo Railway Co. Em 1958 ano que o clube teve que deixar o campo de Pirituba.

Em 1964, o SPAC sediou no novo campo de Santo Amaro o Campeonato Sul Americano de Rugby, e o jogo inaugural foi Brasil x Chile. A preliminar foi jogada entre o recém-fundado SPAC Rugby Juvenil e o St. Paul School. Nesse campeonato o Brasil terminou em segundo lugar. Em 2016, cinco de nossos jogadores de Rugby foram selecionados para defender a Seleção Brasileira nos jogos olímpicos Rio 2016, e em 2018 o SPAC recebeu a final do Sul Americano de Rugby, onde se sagraria pela primeira vez, campeão Sul americano. Hoje disputamos o campeonato paulista, brasileiro e as etapas masculinas e femininas de rugby sevens.