SPAC Clube Atlético São Paulo

CLUBE ATLÉTICO

SÃO PAULO

CLUBE ATLÉTICO

Quem Somos

Quem Somos

O Clube Atlético São Paulo, originalmente como São Paulo Athletic Club, é um clube desportivo brasileiro da cidade de São Paulo fundado em 1888. Uma associação de caráter esportivo amador, sem qualquer finalidade econômica, cujo objetivo principal é promover jogos entre seus associados, bem como manter um centro de convivência social.

SPAC Sede

O São Paulo Athletic Club, carinhosamente chamado de SPAC, é um centro esportivo e social, cuja sede está localizada em uma área privilegiada no coração da capital paulista.  Em suas instalações, o SPAC ainda preserva características do tradicionalismo inglês e abriga a memória do mais famoso de seus associados: Charles William Miller.

É na sede do São Paulo Athletic Club que se encontra um impecável gramado para a prática do Bowls, esporte criado na Inglaterra no século XV e que ainda hoje atrai a atenção de muitas pessoas. E é aqui também onde se pode cultuar uma das maiores tradições do Reino Unido: o encontro de amigos no Pub, um espaço moderno, confortável e refinado.

Com mais de 22.400 m², o SPAC sede tem tudo que um clube sócio esportivo pode oferecer: atrações de lazer; atividades sociais e recreativas; mais de 30 modalidades esportivas; um restaurante; três bares; piscinas climatizadas; uma completa academia e muito mais!

Tudo isso alinhado ao privilégio de poder contemplar a natureza. Não perca tempo, venha conhecer!

  • Endereço
    Rua Visconde de Ouro Preto, 119, Consolação
  • Telefones
    (11) 3217-5944 – Ramais: 202 / 235
  • Horário de funcionamento do Clube
    De 2ª feira a sábado, das 6h30 às 23h.
    Domingos e feriados, das 6h30 às 20h.
  • Horário atendimento da secretaria
    De 2ª feira a 6ª feira, das 8h às 18h.
    Sábado, das 8h às 15h.
    Domingo e feriado, fechado
SPAC Clube Atlético São Paulo

SPAC Santo Amaro

Antes da implantação da sede campestre em Santo Amaro, o SPAC utilizava, por meio de uma concessão conquistada em 1928, os campos no bairro de Pirituba para promover suas competições de rugby, futebol e críquete. 30 anos depois, em 1958, uma comissão foi criada para se buscar um novo terreno, no qual pudesse ser instalados campos para os esportes coletivos do clube.

Após a aquisição do terreno, obras foram realizadas para transformar o SPAC Santo Amaro no “oásis” pelo qual é conhecido atualmente, tais como reforma em toda a área para se evitar futuras inundações e também o início da plantação de árvores, de modo a dar vida e alma ao lugar.

Assim, o SPAC Santo Amaro se tornou um lugar de descanso e lazer para todas as famílias, com campo de futebol e rugby; academia; quadras rápidas; piscinas de adulto e criança; pub, parquinho e muito mais. Ficou com vontade de conhecer? Não perca tempo!

  • Endereço
    Av. Atlântica, 1448, Socorro
    Abra no Google Maps
  • Telefones
    (11) 5686-2220
    (11) 5548-5524
  • Horários
    De 3ª a 6ª Feira, das 8h às 22h.
    Sábados, Domingos e Feriados, das 7h às 20h.
  • Email de atendimento
    stoamaro@spac.org.br
SPAC Clube Atlético São Paulo
SPAC Clube Atlético São Paulo

Nossa História

A história do SPAC está fortemente atrelada à vinda a São Paulo dos primeiros esportistas que se tem conhecimento: os funcionários da São Paulo Railway, que chegando de sua nativa Inglaterra, traziam os esportes que lá praticavam, sendo naquela época o jogo de Cricket (críquete) o mais popular. Anos depois, Charles Miller apresentaria aos brasileiros o futebol, que se tornaria, com o passar do tempo, uma grande paixão.

Trechos do Livro Charles William Miller 1894 * 1994, de John R Mills

Os primeiros indícios de jogos de críquete são dos anos 70, com uniformes trazidos da Inglaterra, impecavelmente brancos, e teriam sido disputados num campo perto da “Ponte Pequena”, antes do Rio Tietê, quando os carros eram puxados por mulas e somente esses podiam transitar por lá.

Na década de 80 as atividades esportivas dos funcionários da São Paulo Railway e outros britânicos que já vinham chegando para a Companhia de Gás, Bancos, Telégrafo e outras empresas, foram transferidas para a Chácara da Família Dulley. Charles Dulley, de nacionalidade americana, tinha se estabelecido na província de São Paulo, e casou-se com Ana Fox, da numerosa Família Fox. Ofereceram sua chácara no Bom Retiro para as primeiras atividades esportivas dos britânicos, assim tornando-se o berço dos esportes paulistas. (pág 7)